Conhecer a Vila-a-Dentro de Faro

Temos a ilha de Faro logo a seguir ao Aeroporto e também a marina e o casario. Temos os pratos de peixe e o bulício de uma cidade que é a capital do Algarve. Mas também temos o lado mais calmo.

Comecemos pela Vila-a-Dentro, a parte muralhada da cidade que nos permite um vislumbre sobre a história de Faro. Aqui temos as muralhas que começaram a ser edificadas pelos romanos e que os árabes ampliaram e reforçaram com a construção de duas torres albarrãs e portas, e que ganharam a traça definitiva já depois da reconquista. Lá dentro existia a judiaria e as casas mais abastadas e também o antigo castelo que se tornou numa fábrica de cerveja depois de perdida a sua função militar.

Depois, desçamos à antiga Mouraria. Após a reconquista, os mouros foram forçados a sair da cidade muralhada e instalaram-se perto, naquela que é agora a baixa de Faro. É hoje dos mais aprazíveis locais da cidade, de ruas estreitas e muitas já só para peões, com um comércio vibrante e muitas esplanadas.

Saiamos da cidade. Podemos ir em direção à ilha de Faro para aproveitar o extenso areal ou deliciarmo-nos com as iguarias dos vários restaurantes que por lá existem. Ou podemos seguir na direção contrária, a caminho de São Brás de Alportel.

Poucos quilómetros depois de sairmos de Faro encontramos Estói, com o seu belo palácio e as ruínas romanas do Milreu. A antiga villa romana é constituída por uma grande casa senhorial, templo, termas e instalações agrícolas e é famosa pelos seus mosaicos onde predominam as formas geométricas, mas também os nós entrançados, as flores e os peixes.

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.