Castanha é rainha em Marvão

Marvão recebe este fim de semana a Festa do Castanheiro – Feira da Castanha. Na sua 33ª edição, o certame promete animação e gastronomia num cenário de sonho onde a castanha será rainha durante todo o fim-de-semana. Os visitantes terão à sua disposição 5 toneladas de castanhas e mais de 2000 litros de vinho da região para um magusto diferente.

Tudo começa amanhã pelas 10 da manhã com a Benção da Castanha, que dá o pontapé de saída para dois dias de muita animação. O certame conta com uma exposição temática dedicada à castanha e ao castanheiro, artesãos a trabalhar ao vivo, dezenas de pontos de venda, uma tenda de produtores locais, onde os visitantes poderão encontrar produtos hortícolas, frutos secos, enchidos, queijos, vinhos, licores, azeite, compotas, ou doces caseiros, e uma área de restauração.

Neste fim-de-semana, os visitantes podem assistir a diversos espetáculos de animação circense e música popular portuguesa, com as atuações de José Malhoa, Kumpania Algazarra, Cabra Cega e Cant’Areias. E o tempo deverá estar bom, de acordo com as previsões meteorológicas, ou não estivéssemos no São Martinho. A propósito, sabe o que diz a lenda sobre o Verão de São Martinho?

A Quinta Pedagógica das Avelãs (situada na Portagem) associa-se também à 33ª edição da Feira da Castanha e promove, no sábado e domingo, às 11h e 16h, magustos no forno para os seus visitantes. Já em Marvão, mediante a apresentação do bilhete da Quinta Pedagógica, estes visitantes terão entrada gratuita no certame.

Ainda na Portagem, mais concretamente no Moinho da Cova, entre as 11h e as 17h (de sábado e domingo), poderão degustar-se os produtos típicos da Terrius.

Durante a Feira da Castanha, a entrada no Castelo de Marvão (Monumento Nacional) é gratuita, para que os visitantes possam apreciar este património histórico e contemplar paisagens fantásticas, com uma visão de 360º, desde a Torre de Menagem, ou da Torre da Bandeira.

No âmbito deste evento decorre, entre 12 e 27 de novembro, em 14 restaurantes aderentes do concelho, a Quinzena Gastronómica da Castanha. Durante estes dias, as ementas dos restaurantes são valorizadas com pratos confecionados à base de castanha. Uma ocasião única para saborear as melhores e mais variadas receitas, feitas à base do fruto, classificado como produto de Denominação de Origem Protegida (DOP).

Previous ArticleNext Article

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.